Porto de Paranaguá (APPA)

Centro de Controle Operacional

Porto de Paranaguá (APPA)

O Porto de Paranaguá instala novo sistema de segurança que cobre 100% da área portuária com mais de 300 câmeras de monitoramento e sistemas que garantirão a segurança terrestre e marítima 24 horas por dia.

O novo sistema com mais de 300 câmeras para cobrir toda a área portuária. Os equipamentos permitirão identificar o rosto de uma pessoa a uma distância até 200 metros. Serão instaladas câmeras fixas, móveis, com infravermelho e câmeras térmicas, que permitem o monitoramento de áreas molhadas, para fazer a proteção perimetral do Porto e à contra bordo dos navios. As câmeras térmicas identificam o movimento de pessoas durante o dia ou a noite, além de identificarem inclusive vazamentos em navios.

Uma nova sala foi adequado para atender da melhor forma o novo sistema de vigilância, com uma parede de vídeo, VideoWall, com 6 monitores Full Hd Led, todos Monitores Profissionais de 55″ polegadas da LG, o destaque fica para a borda de 3.5mm na função entre monitores, o que há de mais fino no mercado de monitores profissionais, possibilita um melhor aproveitamento e imagens mais nítidas, juntamente com o sistema WallVision e um poderoso Gerenciador Gráfico que possibilitam um melhor gerenciamento das informações. Todas as imagens capturadas pelas câmeras serão armazenadas por 90 dias no banco de dados, conforme exigência da Receita Federal. Numa segunda etapa, uma câmera térmica será instalada na Ilha do Amparo, garantindo o monitoramento de toda a baía de Paranaguá.

O plano de segurança também prevê um Sistema de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR), para controlar a entrada de caminhões, vagões e contêineres no terminal portuário. As câmeras localizadas junto às balanças de caminhões e de vagões, no processo de pesagem, farão a captura e registro das imagens das placas de identificação dos veículos, contêineres e caminhões. Estas informações alimentarão o banco de dados do sistema que irá permitir ou bloquear a entrada dos mesmos em áreas restritas.

Três totens serão instalados no pátio de triagem para fazer o pré-cadastro dos motoristas de caminhão, que passarão a ser identificados por um sistema de leitura biométrica da mão para acesso ao porto. “Teremos leitores nas balanças de entrada do porto. O caminhoneiro, já pré-cadastrado, só terá acesso ao cais após a leitura da mão”, explica o engenheiro responsável pelo projeto, Charles Misiec.

 

 

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