Grupo Digital

Grupo Digital

Cases de Sucesso

Prefeitura de Curitiba (Curitiba - PR)

Começou a funcionar nesta terça-feira (10.04) o Centro de Controle Operacional (CCO) em Curitiba. O CCO dá início à implantação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), que faz parte das obras da capital paranaense para a Copa do Mundo de 2014. O sistema vai melhorar a fluidez do tráfego, pois o trânsito agora passa a ser monitorado de forma online.

A estrutura reúne técnicos, fiscais, agentes e operadores do transporte coletivo e do trânsito. Eles vão acompanhar em tempo real o que acontece nos ônibus e nas ruas, formando um núcleo de comando online com comunicação direta com motoristas de ônibus e o trânsito em geral.

Até 2014, ano da Copa, o CCO vai atuar com 711 câmeras e 80 painéis de trânsito, além de 694 painéis de informação aos usuários instalados em todos os pontos de ônibus nos terminais e estações-tubo da cidade. O turista que acompanhar as partidas do Mundial em Curitiba poderá se deslocar de forma segura e rápida pelas ruas da capital.

O primeiro trecho da cidade monitorado pelo CCO será o anel viário – um conjunto de ruas que permite deslocamento em mão única entre os bairros sem passar pela área central da cidade.

Neste primeiro momento, cinco câmeras – serão 21 até junho – captam imagens permitindo monitoramento do trânsito.  Três painéis – serão 14 até junho – vão orientar os motoristas sobre as condições de tráfego à frente, avisando por exemplo em casos de congestionamentos e sugerindo vias alternativas.

Os operadores do Centro de Controle Operacional dispõem de um painel de 7,20m por 1,80m, formado por 21 telas de LCD de 46 polegadas onde são projetadas as imagens captadas por câmeras de circuito fechado de televisão (CFTV), instaladas em pontos chave da cidade.

Computadores de bordo, GPS e equipamentos acoplados à parte elétrica dos ônibus permitem que operadores e fiscais do transporte  saibam em tempo real a situação de cada ônibus – em que ponto do trajeto ele se encontra, se está no horário, se parou fora do ponto e em quanto tempo chegará à próxima parada.

A entrada em funcionamento do CCO é um passo decisivo para a implantação do Sistema Integrado de Mobilidade, uma das obras previstas no PAC da Copa, e significa que a fase de definição de tecnologias, equipamentos e desenvolvimento de sistemas já foi vencida.

Rua João Havro, 379 - Boa Vista
Curitiba - PR 82560020

Grupo Digital

Rua João Havro, 379 - Boa Vista
Curitiba - PR 82560020
(41) 3015-6620
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. POWERED BY TOTALIZE INTERNET STUDIO.