Uncategorized

A Potencial aumenta seus investimentos em sustentabilidade

A empresa nasceu em 1994 na cidade de Araucária, região metropolitana de Curitiba. A partir desse ano, a empresa foi expandindo-se para Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais, e hoje, conta com mais de 200 postos bandeirados e está presente em mais de 2 mil municípios da região Sul e Sudeste, através de atendimento de postos independentes e grandes consumidores. Com o objetivo de comercializar combustíveis de alta qualidade, de forma sustentável e rentável.

O biodiesel é um éster metílico ou etílico de óleos vegetais ou gorduras animais. Ele é produzido através de uma reação química denominada transesterificação de triglicerídeos, como soja e óleo de cozinha com álcool metanol ou etanol, tendo a glicerina como subproduto. A reação é catalisada com metilato de sódio. O catalisador mais comumente utilizado é o hidróxido de sódio.

Além do combustível renovável propriamente dito, o processo de transesterificação produz glicerol: uma mistura de glicerina com resíduos de álcool e soda. O subproduto bruto pode ser usado como sabão ou desengraxante. Depois de purificada, a glicerina tem diversos usos nobres, inclusive para a produção de cosméticos e na indústria farmacêutica.

A glicerina refinada (Glicerol) é um líquido viscoso transparente, sem cheiro e com gosto naturalmente doce, derivado de matéria prima natural (triglicerídeos). A glicerina bruta ou loira é produzida na reação de transesterificação em conjunto com o biodiesel. A purificação da glicerina bruta consiste da remoção da água, do metanol, dos cloretos e das impurezas pelas operações de secagem, destilação, desodorização, branqueamento e filtração, resultando em produto com grau de pureza próximo de 100% e que atende aos rigorosos padrões da farmacopeia USP e Europeia. A produção atual de todas as usinas do brasil é de 120.000 Toneladas por ano. A fábrica de glicerina do potencial iniciou sua produção como a maior produtora de glicerina bidestilada do brasil, com produção de 45.000 Toneladas por ano, mais de um terço da produção nacional atual. A Potencial continua aumentando seus investimentos no município da lapa, por isso em junho de 2018 foi inaugurada uma nova unidade para destilar a glicerina loira e transformá-la em glicerina refinada.