Uncategorized

Conheça a Central de Controle da URBS

O Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). Que tem como objetivo melhorar a fluidez do tráfego de Curitiba, pois o trânsito passa a ser monitorado de forma online. A estrutura reúne técnicos, fiscais, agentes e operadores do transporte coletivo e do trânsito. Eles acompanham em tempo real o que acontece nos ônibus e nas ruas, formando um núcleo de comando online com comunicação direta com motoristas de ônibus e o trânsito em geral.

Computadores de bordo, GPS e equipamentos acoplados à parte elétrica dos ônibus permitem que operadores e fiscais do transporte  saibam em tempo real a situação de cada ônibus – em que ponto do trajeto ele se encontra, se está no horário, se parou fora do ponto e em quanto tempo chegará à próxima parada.

O Centro de Controle atua com mais de 711 câmeras e 80 painéis de trânsito, além de 694 painéis de informação aos usuários instalados em todos os pontos de ônibus nos terminais e estações-tubo da cidade. Para que todos os usuários possam se deslocar de forma mais segura e rápida pelas ruas da capital. Os operadores do Centro de Controle Operacional dispõem de um painel de 7,20m por 1,80m, formado por 21 telas de LCD de 46 polegadas onde são projetadas as imagens captadas por câmeras de circuito fechado de televisão (CFTV), instaladas em pontos chave da cidade.